A representante do segmento dos pais/responsáveis no Conselho Superior do Colégio Pedro II (Consup) para o Biênio 2013-2015, Marta Castilho (mãe de aluno do campus Humaitá I), passou à Comissão alguns resumos e observações sobre algumas reuniões do Consup.
Reunião CONSUP de 27/11/2013
Informes gerais –
reitoria
·
Divulgação do PROEJA e ampliação dos inscritos
em 2013
·
Solicitação de inclusão de ponto de pauta: acesso
a sites externos (Neila)
·
Calendário:
Marta: quando será
divulgado o calendário 2014?
Reitor: Será divulgado
após discussão no CONEP (04/12). Afirma que o calendário 2014 cumprirá os 200
dias letivos, que tem sido questionado pelo MP.
Eliane: não houve
nenhuma reunião do reitor com chefes de depto. e o calendário deve ser
homologado pelo CONSUP.
Flavio Baloid e
Neila: Discussão acerca das atribuições / quem decide sobre calendário. Flavio:
chefia de depto. já têm representações junto ao PROEN e CONSUP.
Elaine: reitoria tem
adotado ações que contribuem para o esvaziamento das chefias de departamento.
William: ponto (calendário)
deve ser discutido em futura reunião pelo CONSUP, juntamente com a apresentação
pelo Reitor do planejamento financeiro.
·
Ponto de
pauta único: Matrícula de filhos e netos sem concurso no CP2
- Apresentação dos
pontos relevantes por Neila e Marcelo
CAp UERJ = assembleia
legislativa aprovou lei com reserva de 12,5% das vagas para professores e 12,5%
para funcionários.
No caso do CP2, o
percentual de filhos de funcionários e professores não seria maior do que 3%. (Reitor
afirma depois que corresponde a 0,3%)
FAETEC: acordo com
trabalhadores, porém, as leis que regem são diferentes do CP2 é uma fundação.
Proposta de tentar
reproduzir a legislação estadual no nível federal.
Pontos para serem
discutidos aqui:
1)
Apenas filhos. Consenso.
2)
Em que série?
3)
Limite percentual de vagas?
4)
Reserva ou acréscimo de vaga?
Discussão.
Concordância de todos
os segmentos acerca da pertinência da admissão diferenciada de filhos de
prof/funcionários por conta, sobretudo, da maior implicação e dedicação dos mesmos
quando têm seus filhos na escola. Benefício indireto justo.
Elaine: todas as
séries para que sejam contemplados os funcionários que têm filhos com idades
diferentes.
Marta: número máximo
percentual para todas as turmas (séries e campi).
Reserva de vaga
versus acréscimo: questão pedagógica associada ao tamanho das turmas versus
objetivo de não reduzir vagas para externos (aspecto ‘ético’ e legal)
Atenção aos anos de
concursos e também à ‘demanda reprimida’ dos anos em que não houve concurso
(Flávio).
Formas de ingresso: discussão
sobre sorteio versus prova foi mencionada (polêmica) mas todo mundo acordou que
não estava em discussão.
William: é possível que a lei estadual que rege o caso do
CAp UERJ seja aplicado a todas as instituições sediadas no Rio de Janeiro?
Reitor: diferenças jurídicas com a UERJ. Dificuldade de se
aprovar isso; problemas para o gestor.
Neila: está se discutindo um consenso acerca dos critérios
de entrada para se encaminhar uma proposta de lei para o legislativo.
Elaine: pode-se levar a proposta para o conselho de
reitores das IFES para angariar apoio das demais instituições
Encaminhamento: Próxima reunião (09/12) para formular a
minuta de lei.
Assuntos gerais
·
Leitura do processo de Luciana Zanetti
Resposta do reitor: tomou ciência e encaminhou à
procuradoria do Colégio para devidas providências.
William: esse tipo de discussão deve ser trazido para o
CONSUP após todos os trâmites administrativos. Ela tem razão em sua reclamação,
mas deve primeiro encaminhar enquanto mãe e trazer para o CONSUP o debate geral
sobre cantinas. Necessário alertar os conselheiros para não fazer mais esse
tipo de debate no CONSUP.
Marcelo: nenhum dos conselheiros é fiscal de nada. Não
existe atribuição dada pelo Conselho; logo, a fiscalização é como mãe e a
questão não deve ser levada para o CONSUP. Necessário encaminhá-la à Comissão
de ética.
Andrea Ribeiro reforça que deve haver um filtro nos
assuntos trazidos para o CONSUP.
Miguel: avaliação de contratos. Foi avisado que era supervisor
do contrato dois anos depois dele assinado.
________
Fomos recebidos inicialmente por dois assessores Alessio e Nulia. Na segunda metade da reunião, o secretário apareceu.
A profª Vera expôs o problema, chamando atenção para a especificidade do CP2 face aos demais IFs, que só têm ensino médio. Falou dos ofícios da reitoria e da ADCP2 solicitando a inclusão dos pais e responsáveis no colégio eleitoral e também da manifestação da ANDIFES a favor da mudança da legislação para o CPii.
William falou sobre a participação dos alunos nas eleições passadas e que a solicitação não era apenas para os pais participarem, mas, sim, de ampliar a participação dos alunos do Fundamental.
Neila falou sobre o consenso dos diversos segmentos representados no CONSUP acerca da questão. Essa concordância fazia com que a decisão fosse uma decisão mais de cunho político do que legal. A definição do colégio eleitoral (alunos votam a partir do 6º ou do 8º ano? os menores são representados por P&R) se daria no CONSUP. William reforçou necessidade de acordo político acerca da questão.
Alessio afirmou que o MEC considerava que as eleições para diretores-gerais dos campi eram atribuição do CONSUP, diferentemente da eleição para Reitor. Afirmou existir um “risco” caso haja brecha legal mas que há autonomia para o Conselho determinar.
Para as próximas eleições para reitor, a legislação tem que ser alterada – ao que William agregou que isso deve ser feito no âmbito do GT que discute a democratização das IFs.
Secretário agregou que para se ter mais segurança legal, deveria se obter um parecer jurídico. Mas que a decisão quanto à composição do colégio eleitoral cabia ao CONSUP. Alertou também para o fato de que os pais constituem um número elevado e que poderiam decidir uma eleição. Nesse ponto, William falou que isso poderia ser contornado com a necessidade de “inscrição” dos pais para votar.
Reunião de 23/08/2013
Tivemos uma reunião no CONSUP, em parte devido à solicitação dos
representantes de pais e responsáveis, para decidir sobre a escolha dos
diretores gerais dos campi que deverá ocorrer neste segundo semestre.
Os principais pontos de discussão foram a participação de alunos do segundo
segmento do ensino fundamental (EF) e dos Pais e Responsáveis dos alunos do
primeiro segmento do ensino fundamental, além do calendário do processo.
Sobre a nossa participação, importante sobretudo para aqueles campi aonde
não há estudantes do ensino médio (Humaitá I, por ex), entendeu-se que não
devemos contrariar o parecer do MEC que se manifestou contrário à nossa
participação e dos alunos do 2º segmento EF alegando sobretudo que isso traria consequências para os demais institutos federais de ensino técnico. Isso não tem
sentido pois os demais não têm ensino fundamental. Porém, o Conselho entendeu
que desrespeitar esse parecer poderia colocar em risco (jurídico) a eleição.
Decidiu-se então que tentaremos uma junto ao MEC para tentar convencê-los
das particularidades do Colegio Pedro II em relação aos demais IFEs. Eu ou o
Marcelo Pacheco participaremos dessa comissão.
Ao mesmo tempo, os pais participarão, por enquanto como observadores, da
Comissão Eleitoral. A Mônica Lucena participará dessa comissão.
Quanto ao calendário eleitoral, ele começará em 10/09, com a eleição para
as Comissões Eleitorais locais.
Reunião de 19/08/2013· Aprovação das Atas das 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, 15ª e 17ª reuniões extraordinárias, que tiveram como ponto de pauta o processo de consulta para escolha do Reitor do Colégio Pedro II, para gestão 2013-2017;
· Apreciação da proposta de alteração do calendário escolar 2013
Depois de diversas considerações, foi mantido, por unanimidade, o calendário de 2013. Argumentou-se que determinados dias foram razões que fogem ao planejamento da escola ou à organização dos sindicatos e/ou associação. Existem diferenças entre os campi – Centro, por ex, teve mais paralizações. Manifestei a insatisfação dos pais com o calendário atual e com o não cumprimento dos 200 dias letivos já no calendário atual.
Neste momento, se falou sobre a palestra sobre “alimentação saudável” e distribuição de ingressos para um jogo da Copa das Confederações pela Nestlé e diversos conselheiros se manifestaram contra esse tipo de prática.
· Apreciação da proposta de calendário escolar 2014;
A proposta de calendário foi feita por conta da marcação de férias de professores e funcionários. Porém, vários disseram – inclusive nós! – que é louvável planejar. A proposta de calendário tenta fazer coincidir as férias de julho com a Copa (lei de geral da Copa). Para isso, haverá férias + recesso em junho/julho. A proposta: anos iniciais do EF = 191 dias (propus antecipar o início para 03/02 ao invés de 10/02); anos finais EF = 209 dias; EM = 225 dias. O calendário seria diferente para os primeiros anos do EF visto que esse não tem aula aos sábados? Houve uma discussão se seríamos obrigados pela lei geral da copa a ter 30 dias de recesso e a discussão girou em torno de seguir totalmente o calendário da Copa ou não; existe um parecer do MEC que diz que se deve seguir a LDB. Problemas: não considera os jogos do Brasil nos dias 12 e 17/06. Ficou decidido que voltaríamos a discutir isso em reunião no dia 29/08.
· Apresentação de parecer da Procuradora-Chefe do Colégio Pedro II referente à consulta de servidores técnico-administrativos quanto à admissibilidade de títulos de mestrado e doutorado obtidos no exterior não revalidados na forma do art.12 e Anexo IV da Lei nº 11.091/2005 para Incentivo à Qualificação;
-
Ficou para a reunião do dia 29/08, que tratará desse ponto, do calendário 2014 e também apreciará a proposta de orçamento para 2014. Nesse momento, diante da manifestação do desconforto de alguns conselheiros de discutir o orçamento para 2014 na ausência do reitor eleito, decidiu-se convidar o Oscar para as próximas reuniões e acompanhar/opinar as decisões que estão sendo tomadas antes do MEC empossá-lo.· Processo de consulta para escolha de Diretores-Gerais dos Campi do Colégio Pedro II, para gestão 2014-2017;Ficou para a reunião do dia 23/08, reunião extraordinária especialmente marcada para discutir esse ponto.
Reunião de 09/08/2013
1)
Foi solicitada a inclusão de diversos assuntos.
Entre eles, solicitei que fosse fixada uma data próxima para discussão da
eleição para diretores dos campi, até
por conta da especificidade dos Pedrinhos. Esses assuntos serão tratados ao final
da reunião. Necessidade de se marcar uma reunião extraordinária para se
discutir. Mandato dos diretores termina em 03 de janeiro de 2014.
2)
Distribuição das novas vagas de Técnicos
administrativos (segundo suas funções):
- Foi apresentada a proposta feita pelo Colégio de
Dirigentes
Marcelo Pacheco: os cargos já foram repartidos entre os campi? Quais critérios são usados para
tal e em que esfera é decidido?
Profª Vera: Não há distribuição por campus: ingresso pelo
órgão central e distribuição pela Diretoria de Gestão de Pessoas, a
distribuição sendo revista a cada ano segundo planejamento e segundo as
solicitações dos funcionários.
Neila: CONSUP deve opinar sobre a distribuição.
Elaine: o questionamento vem da falta de informação sobre a
distribuição de funcionários por campi e por especialização.
3) Mudança de calendário
Reposição até o réveillon!!
Neila: discutir com seus pares e votar numa próxima reunião.
Reunião de 27/02/2013
- as gravações das reuniões ficarão públicas, tem um limite físico
de armazenagem e, por isso, a cada vez ficam disponíveis apenas 5 sessões. As
atas ficarão, no entanto, disponíveis na página. Profª Neila solicitou que
sejam publicados na página também datas e pauta das reuniões.
- ADCPii distribuiu documento questionando o procedimento de
aprovação do Calendário. Nesse mesmo sentido, William pediu para que se
separasse uma hora ao final para discutir a questão da competência do CONSUP na
homologação do calendário. Profª Vera explicou como foi feito e enfatizou a
urgência de divulgação do calendário na página web. Discussão obre incluir ou
não.
- Carlos Augusto argumenta que não deve incluir na pauta por
questões legais: artigo 10 = colégio de dirigentes tem atribuição de opinar
sobre o calendário – esse argumento foi questionado pelo inciso 4 = CONSUP
trata questões de cunho politico-pedagógico. Argumenta que nem mesmo a
discussão de férias – que não é pedagógica! – deveria ter se tratado no
CONSUP.
- Discussão acalorada. Carlos se irritou e William
respondeu, se referindo à “cartinha dos pais”.
- A discussão já está
sendo levada. Léo defende que CONSUP tem que tratar de algumas questões
administrativas.
- Falei que somos parceiros e estamos contra a inclusão de
pauta pela incerteza que imputa a vida dos estudantes.
- Profª Elaine: interpretações diferentes. Pela inclusão.
- 10h45: 10 votos a 8 pela inclusão do ponto sobre as
atribuições do Conselho no que se refere ao calendário. Passamos ao regimento.
- Parecer jurídico sobre o quórum das decisões acerca da
alteração do Estatuto e Regimento: fazendo referencia ao artigo 42, afirma que as
alterações necessitam de aprovação (voto) maioria qualificada. Falas a favor e contra.
- 2ª reunião sem decidir sobre isso. Propostas de texto
finais.
- Leitura de carta da ADCPii. Discussão sobre calendário.
Competência: CONSUP deve ou não homologar . Proposta da Elaine, complementada
pelo José Carlos e apoiada por mim de retomar a discussão sobre as atribuições
do Colégio.
Reunião de 18/02/2013
Informações sobre o concurso (Profª Vera): DOU 06/02 portaria interministerial autorizando
concursos. Falta a distribuição de vagas pelo Ministro da Educação (SETEC).
Após a publicação dessa distribuição, existem 3 meses para lançamento do
Edital. Além dessas vagas, ainda existem mais 165 que correspondem à expansão
que ainda não foram publicadas (as já publicadas no DOU são de ‘reposição’).
A Profª Vera avisa que não vai se discutir a questão do
calendário neste fórum pois isso é uma atribuição do Conselho de Dirigentes e
não, do CONSUP.
Surpresas Neila, Beth e Elaine. Questionam se isso não se
insere nas atribuições pedagógicas mencionadas no Estatuto.
A partir daí, a discussão se polarizou entre a questão da
competência do CONSUP e a responsabilidade sobre o atraso no Calendário.
Tomei a palavra e distribuí a carta da Comissão de Pais e
Responsáveis do Humaitá acerca da mudança do Calendário. Falei expressando a
angústia dos pais, pontuando os problemas relacionados às questões pedagógicas
e logísticas, inclusive para as famílias mais pobres cujos filhos ficarão em
casa por mais tempo e no que se refere à carga horária dos professores do
Pedrinho. Tb falei das questões específicas dos pequenos, dos alunos que estão
passando do Pedrinho para o Pedrão e aqueles do último ano (ENEM).
A recepção, claro, foi dúbia...
Estudante Luiz Felipe diz que não temos que discutir o
calendário nesse momento, sugerindo que estamos enganados ou questionando a
validade da decisão da última reunião – que não vai mudar. Falou tb que
discorda dos problemas associados ao ENEM.
Neila: rebateu a carta dos pais argumentando que estamos
todos na defesa do ensino público de qualidade. Argumentou que essa era a
motivação para a greve e para a posterior suspensão do calendário, que, se
tivesse sido aceita, teria sido melhor para a reposição.
Tomei a palavra de novo e disse que estávamos solicitando a
manutenção do calendário atual e que tinha uma proposta de colocar as férias
dos funcionários grevistas lá no final do ano. Falei dos problemas associados –
tampar o sol com a peneira – a um calendário apertado (copa de confederações,
por ex). Enfim, falei que estávamos, de fato, no mesmo barco na defesa do
ensino público de qualidade – tanto que os alunos participaram de manifestações
de apoio às lutas. Mas esse apoio se perdeu e se transformou à medida que a
greve se prolongou. Falei explicitamente de dividir os ônus e que eles não deviam
recair totalmente sobre os alunos.
Ana Cristina: não houve alteração no calendário do ENEM no
ano passado.
A discussão ainda continuou sobre as competências do CONSUP.
Alguém até falou que não se pode achar que o CONSUP está acima de tudo e de
todos, que não devia fazer calendário sendo isso atribuição de pessoas que
trabalham ‘em sala de aula’, no dia a dia do Colégio...
Profª Vera: competência de definição do/opinar sobre o
calendário do Colégio de Dirigentes está definida no Estatuto do Colégio. No
passado, já havia sido usado o período de Carnaval como férias, mas em uma
época onde a divisão entre grevistas e não grevistas era menor. A decisão dia
04/02 altera irreversivelmente para dia 05/03 o início das aulas dos
Pedrinhos (a ser confirmado pelo Conselho de Dirigentes) e a volta para dia 01/04
dos funcionários dos Pedrões (ou seja, o início das aulas pode ser retardado
para dia 08/04 por conta da necessidade de planejamento).
Ana Cristina: revisão de atribuições do CONSUP, que é
pertinente para certos pontos que foram já decididos e que estariam em
contraposição com estatuto e outras regras.
Mônica falou sobre o desconforto de se discutir esse
assunto, que é similar ao de se discutir greve.
Pais (mães, aliás!!) representantes presentes: Mônica e eu.
Lá pelas 16h, passamos ao regimento. Ufa.
Discutimos tempos sobre o quórum para as sessões
especiais, que são aquelas que mudam o Estatuto e Regimento.
Reunião CONSUP 04/02/2013
Conversas informais sobre concurso: os concursos ainda não
foram autorizados pelo Planejamento. O atraso na votação do orçamento e o
“contingenciamento de fato” do Planejamento retardam a liberação. A Profª Vera
acha que ainda será liberado para fins de fevereiro – lembrar que o concurso
não é imediato – com contratação ainda esse ano. Outros membros do Conselho não
concordam.
Informes diversos, entre eles o fato do estudante de Caxias
não poder vir por conta de falta de segurança a esse horário.
Próximas reuniões: 18/02 às 14h; 27/02 às 9h; 28/02 às 17h.
Retomando a discussão sobre as Sessões Ordinárias (Capítulo
III, Seção II)...
Subseção II: comissão ou não?
Sobre o caráter público da reunião: falei sobre a nossa sugestão
de transmissão das reuniões online. Ninguém ligou...
As 19h, deve-se terminar a discussão
do Regimento e passar para a Homologação do Calendário. Tive que sair.
Reunião CONSUP 21/01/2013
Proposta de organização de teto de tempo de fala e limitar
as inscrições na 3ª fala. Discussão: 2ª fala? 3ª fala? 5ª fala? Sem limitação?
Vota-se. Decide-se pela limitação na 3ª fala (11 votos a 10), com avaliação
conforme proposta da Prof. Neila.
Leitura da documentação da Claudia sobre sua eleição.
Reitora diz que não cabe aqui. Profª Elaine pediu esclarecimento sobre a
questão. William pede informação e sugere que a Claudia tenha oportunidade de falar.
Outra Profª Ana Cristina frisou que o ano letivo não acabou e não há
pré-matrícula. Carlos Augusto emite opinião ‘técnica/jurídica’ contra o pleito
dela.
Discussão acalorada entre William e Carlos Augusto.
18h36. Declarações de voto: William, Leonardo, alunos. Eles
argumentam que é autoritário da mesa não deixar a mãe falar.
Já foi aberta a oportunidade de manifestar a posição ao
distribuir o documento. Declaro que, como mãe, gostaria de ter compromisso acerca
do compromisso de se completar os representantes dos 3 segmentos nas
disposições transitórias.
Um dos alunos (Luiz), disse que retirava a proposta de
deixar a mãe falar por questões óbvias.
18h49. Luciana Zanetti sai batendo a porta e gritando,
dizendo que ninguém tem coragem de dizer que a verdadeira razão é que a Reitora
não quer empossá-la. Diz que o conselho é uma palhaçada.
19h15. Discussão sobre secretarias e outros pontos.
20h. Discussão sobre as atribuições do secretário. Uma
polêmica apareceu em torno da convocação dos suplentes e das faltas dos
titulares. Se o titular não conseguir avisar a tempo, o suplente entra em cena?
Aparentemente, não. Ele só pode tomar a voz se for convocado.
Reunião CONSUP 18/02/2013 – início 14h21
Informações sobre o concurso (Profª Vera): DOU 06/02 portaria interministerial autorizando
concursos. Falta a distribuição de vagas pelo Ministro da Educação (SETEC).
Após a publicação dessa distribuição, existem 3 meses para lançamento do
Edital. Além dessas vagas, ainda existem mais 165 que correspondem à expansão
que ainda não foram publicadas (as já publicadas no DOU são de ‘reposição’).
A Profª Vera avisa que não vai se discutir a questão do
calendário neste fórum pois isso é uma atribuição do Conselho de Dirigentes e
não, do CONSUP.
Surpresas Neila, Beth e Elaine. Questionam se isso não se
insere nas atribuições pedagógicas mencionadas no Estatuto.
A partir daí, a discussão se polarizou entre a questão da
competência do CONSUP e a responsabilidade sobre o atraso no Calendário.
Tomei a palavra e distribuí a carta da Comissão de Pais e
Responsáveis do Humaitá acerca da mudança do Calendário. Falei expressando a
angústia dos pais, pontuando os problemas relacionados às questões pedagógicas
e logísticas, inclusive para as famílias mais pobres cujos filhos ficarão em
casa por mais tempo e no que se refere à carga horária dos professores do
Pedrinho. Tb falei das questões específicas dos pequenos, dos alunos que estão
passando do Pedrinho para o Pedrão e aqueles do último ano (ENEM).
A recepção, claro, foi dúbia...
Estudante Luiz Felipe diz que não temos que discutir o
calendário nesse momento, sugerindo que estamos enganados ou questionando a
validade da decisão da última reunião – que não vai mudar. Falou tb que
discorda dos problemas associados ao ENEM.
Neila: rebateu a carta dos pais argumentando que estamos
todos na defesa do ensino público de qualidade. Argumentou que essa era a
motivação para a greve e para a posterior suspensão do calendário, que, se
tivesse sido aceita, teria sido melhor para a reposição.
Tomei a palavra de novo e disse que estávamos solicitando a
manutenção do calendário atual e que tinha uma proposta de colocar as férias
dos funcionários grevistas lá no final do ano. Falei dos problemas associados –
tampar o sol com a peneira – a um calendário apertado (copa de confederações,
por ex). Enfim, falei que estávamos, de fato, no mesmo barco na defesa do
ensino público de qualidade – tanto que os alunos participaram de manifestações
de apoio às lutas. Mas esse apoio se perdeu e se transformou à medida que a
greve se prolongou. Falei explicitamente de dividir os ônus e que eles não deviam
recair totalmente sobre os alunos.
Ana Cristina: não houve alteração no calendário do ENEM no
ano passado.
A discussão ainda continuou sobre as competências do CONSUP.
Alguém até falou que não se pode achar que o CONSUP está acima de tudo e de
todos, que não devia fazer calendário sendo isso atribuição de pessoas que
trabalham ‘em sala de aula’, no dia a dia do Colégio...
Profª Vera: competência de definição do/opinar sobre o
calendário do Colégio de Dirigentes está definida no Estatuto do Colégio. No
passado, já havia sido usado o período de Carnaval como férias, mas em uma
época onde a divisão entre grevistas e não grevistas era menor. A decisão dia
04/02 altera irreversivelmente para dia 05/03 o início das aulas dos
Pedrinhos (a ser confirmado pelo Conselho de Dirigentes) e a volta para dia 01/04
dos funcionários dos Pedrões (ou seja, o início das aulas pode ser retardado
para dia 08/04 por conta da necessidade de planejamento).
Ana Cristina: revisão de atribuições do CONSUP, que é
pertinente para certos pontos que foram já decididos e que estariam em
contraposição com estatuto e outras regras.
Mônica falou sobre o desconforto de se discutir esse
assunto, que é similar ao de se discutir greve.
Pais (mães, aliás!!) representantes presentes: Mônica e eu.
Lá pelas 16h, passamos ao regimento. Ufa.
Discutimos tempos sobre o quórum para as sessões especiais,
que são aquelas que mudam o Estatuto e Regimento.
RELATO – Reunião CONSUP 16/01/2013
Carlos Augusto (P&R) sugeriu a mudança das datas das
reuniões. Conselheiro William argumentou contra dizendo que isso já tinha sido
decidido e, então, Carlos Augusto retirou proposta.
17h45 – leitura da ata pela Profª Vera.
Críticas em geral sobre o caráter sucinto da ata (prof.
Neila e Elaine), sem registrar as falas das pessoas, ao que a Vera respondeu.
Um dos estudantes pediu que fosse assinada a ata antes da aprovação e o
registro de um funcionário que estava presente gravando a reunião.
18h...
Discussão sobre voltar a pontos anteriores: William defende
que não se volte atrás e Carlos Augusto e Gentil argumentaram contra a
possibilidade de se voltar atrás, pois como uma parte dos conselheiros foi pega
de surpresa e não veio preparado para a discussão e menos ainda com
conhecimento da proposta sobre a qual estava se baseando.
Discussão acerca da questão técnica de disponibilização das
gravações.
18h40 – encerramos a parte da Ata e vamos começar as
discussões.
18h50 – Art 1
19h35 – Art 3. Pode ter uma terceira pessoa além do Reitor e
seu substituto legal? Eu disse que se havia desconfiança quanto à possível
manipulação por parte do reitor de não aparecer na reunião, o Conselho tb pode
dar “golpe”. Manifestei meu incômodo com esse sentimento de desconfiança...
Essa desconfiança foi justificada “historicamente”... O conselheiro Roberto
propôs de ter um terceiro representante legal. Carlos Augusto propõe que se
inclua uma penalidade caso o reitor ou seu substituto falte injustificadamente.
19h52 – votação para saber se deixa a redação como está (11
votos) ou retira o parágrafo único (10 votos).
- não consegui completar...
- reunião acabou às 21h.
RELATO – Reunião CONSUP 08/01/2013
Reunião aberta pela Profª Vera com a totalidade dos membros
do Conselho.
- Discussão sobre participação dos suplentes que estavam no
corredor. Técnico William queria que os suplentes e demais que estavam do lado
de fora pudessem assistir, argumentando que não havia decisão do CONSUP sobre o
assunto.
- Reunião começou as 9h20. Meia hora depois ainda se
discutia se os presentes no corredor deveriam ou não participar. Acabou se
votando pela entrada de quaisquer outros participantes. Fernando Gusmão falou
sobre a necessidade de se avançar na elaboração do regimento.
- William propôs inclusão de 2 pontos de pauta – processo
eleitoral; homologação calendário. Esclareceu que esses pontos viriam depois da
conclusão do regimento. Outra professora levantou outros dois pontos:
elaboração orçamento e discussão do plano político pedagógico do CP2. A maioria
dos conselheiros aprovou a inclusão dos dois pontos, após finalização da discussão do regimento.
- Mônica Lucena tinha trazido uma proposta de regimento, fruto
de sua pesquisa. Segundo outro conselheiro, alguns segmentos do Colégio já
tinham acordado uma proposta de regimento.
- 10h26: terminamos a discussão sobre a pauta! Ufa! Reunião
deveria terminar às 11h30...
- Marcelo: colocou o problema dos cargos de suplente não
preenchidos e isso ficou para “disposições transitórias”.
- Profª Vera distribuiu uma lista de tópicos dos quais devem
tratar o Regimento Interno do CONSUP. William distribuiu cópias impressas de
uma proposta do Regimento, baseado no do IFERS.
- Discussão... qual formato do regimento? Curto ou longo? Se
a proposta será feita via GT ou discute imediatamente em cima de um documento? Sobre
qual documento se basear a discussão? etc.
- 10h57.
- Embate sobre começar ou não imediatamente a discussão do
regimento: aqueles que participaram da proposta de regimento achavam que
podíamos começar a discutir imediatamente a partir da proposta por eles
discutida e passar o dia inteiro fazendo isso; representantes de P&R achavam que tínhamos que ler, discutir com nossos pares e
depois, em reuniões extraordinárias, avançar na elaboração do regimento.
Intervenções de Mônica, minha, William, Prof Leonardo, entre outros. Prof.
Gusmão argumentou contra a precipitação da discussão, pois numa rápida olhada
já tinha diversos destaques.
- Propus a elaboração de calendário de reuniões, que
deveriam ser feitas com frequência superior à bimestral para dar conta da
urgência. Profª Vera alertou que no final de março deverá ser entregue
relatório de gestão, quando o Regimento e outras decisões do CONSUP deverão
estar consolidadas.
- Alunos perguntaram se seria discutido o calendário do 3º
ano. Reitora respondeu que não seria discutido.
- 11h35. Vou fechar o computador pois tenho que ir
embora... A reunião continuou.
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