A Comissão

Membros da Comissão (ordem alfabética): Humaitá I : Bianca Suckman, José Aloísio Sanches, Maurílio Rossi, Márcio Suckman,Vanessa Anacleto; Humaitá II : Patrícia Guimarães, Rita de Cássia Dias.

_______________________________________________________________________________

AVISO IMPORTANTE:
Nenhuma pessoa que não seja membro da Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá pode se apresentar em nome da Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá perante a quem quer que seja. E mesmos os membros da Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá só podem se apresentar em nome da mesma para comunicar aquilo que foi acordado pela Comissão, segundo seus processos de decisão. Os membros da Comissão estão sempre relacionados no blog: http://paiscp2humaita.blogspot.com.br/p/nosso-historico.html (veja abaixo). A Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá pauta suas ações por seu Regimento Interno: https://docs.google.com/document/d/1fI2T0yJgWR1VJOlZmuoXui7av8PQi9_2PYVhpvN9kzQ/edit?pli=1Todas as ações já realizadas pela Comissão são públicas e encontram-se no blog: http://paiscp2humaita.blogspot.com.br/. Notadamente, todos os seus movimentos são listados na “Linha do Tempo” para melhor clareza: https://docs.google.com/document/d/1kI6zNc2cCy-2aYZn7ENvJtZj3EU1Hc9nPJQnB0Rxmbg/edit?pli=1.
_______________________________________________________________________________

Em agosto de 2012, durante longa greve dos servidores, algumas mães e pais do colégio Pedro II (CPII) do Humaitá, no Rio de Janeiro, criaram um grupo no Facebook para tentar reunir outros responsáveis. A partir daí, criou-se um cadastro de pais/responsáveis, que possibilitou a comunicação por e-mail, num processo que deu início a reuniões. 

Então, foi convocada uma assembleia, por meio de aviso por escrito para todos os pais dos campi Humaitá I e II (entregue pelo colégio, pelas agendas ou cadernetas dos alunos). Nesta assembleia, em 01/12/2012, apresentou-se a ideia da criação de uma Comissão Pais e Responsáveis, que foi aprovada por consenso. Foi aberta inscrição para quem quisesse fazer parte da recém-aprovada Comissão e todos os candidatos foram aprovados por aclamação. Assim foi criada a Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá. 

Na mesma assembleia, foram aprovados por consenso os seguintes objetivos da Comissão:
  • Representar pais/responsáveis dos campi Humaitá I e II perante a direção dos campi, Reitoria do CPII e sociedade;
  • Atuar como organização apartidária, laica e sem fins lucrativos;
  • Estabelecer um fórum permanente de discussão, ideias e informações entre pais/responsáveis;
  • Promover a melhoria dos processos e instalações da instituição, incluindo questões pedagógicas, logísticas, orçamentárias e administrativas;
  • Promover a aproximação social entre pais/responsáveis, familiares e o colégio.
Se você é mãe, pai ou responsável de aluno(a) do CPII Humaitá, cadastre-se AQUI para entrar para o nosso grupo de e-mail e receber todos os informes.

PARA INTEGRAR A COMISSÃO e atuar ativamente das nossas ações: 1) Só pais, mães ou responsáveis legais podem integrar a Comissão. 2) Leia o Regimento Interno (link no menu do lado direito). 3) Assine o Termo de Compromisso. 4) Venha à nossa próxima reunião, manifeste seu desejo de integrar a Comissão e entregue o Termo de Compromisso assinado. Pronto, a partir daí, esteja pronto para "colocar a mão na massa"





_________________________________________________________________________________
Palavras de Abertura da Assembleia de 01/12/2012, na qual foi criada esta Comissão


"É com muita alegria que realizamos a reunião de pais no dia de hoje, 01/12/2012.

Acredito que para nós, pais e responsáveis do Humaitá I e II, o dia de hoje seja o fim e o início de um ciclo, pelo menos para aqueles que, em meio a tão longa paralisação de 2012, foram se agregando e compartilhando virtualmente suas angústias e impotências. Para esses pais, esta reunião talvez seja significante do fim da invisibilidade e do silêncio e o início da construção do desejo de um fazer diferente.

Começamos com uma página no Facebook, aberta no dia 29 de agosto de 2012 para os pais e responsáveis do Humaitá I e II que se sentiam individualmente perdidos e sozinhos, em meio a tantas informações. Naquela página, juntaram-se outros pais, de outras unidades diferentes das nossas, embora unidos pelo mesmo sentimento de isolamento e falta de informação.

Todos se misturaram e já não sabíamos mais quem vinha de onde. Necessitávamos saber quem era do Humaitá I e II para fins de organização. Um endereço de email serviu para esse fim e ali começamos um cadastro, assim como a troca de informações.

Nasceu como consequência a necessidade de sair do virtual para o presencial e, no dia 8/10/2012, chamamos os pais cadastrados para uma reunião na escola, em que, com a presença da diretora do Humaitá II, Profa. Gloria, abrimos, como grupo, um canal de comunicação com o Colégio e, assim, fomos esclarecidos e informados sobre as mudanças pelas quais passava o Colégio Pedro II, assim como as dificuldades na unidade Humaitá II.

Numa segunda reunião, no dia 10/11/2012, agora com mais pais participantes e atuantes, verificamos a necessidade de nos tornarmos, num primeiro momento, uma Comissão de Pais, com o objetivo de ter uma representatividade junto à comunidade do Colégio.

Mas não podemos nos esquecer de nosso objetivo primeiro, entre outros que vieram e virão, que foi e ainda deve ser encontrar formas de mobilização permanente e alternativas para que futuras paralisações e greves sejam, de fato, o último recurso a se lançar mão.

E aqui estamos nós, concretizando o desejo de Ser e estar. Ser visto, Ser ouvido, Ser e Estar como segmento de pais organizados e atuantes dentro do espaço onde nossos filhos estão inseridos."
_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário